Ligas acadêmicas de medicina: extensão das ciências médicas à sociedade
Resumo
Ligas Acadêmicas (LAs) são entidades estudantis destinadas ao aprofundamento em determinada área do conhecimento para sanar demandas sociais. O contato dos estudantes com a comunidade lhes permite atuar como agentes de transformação social e lhes propicia a oportunidade de atender a indagações profissionais. A Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista (FMB/UNESP), possui 17 LAs que desenvolvem diversas atividades no município de Botucatu e região. Acredita-se que esta inserção das LAs na comunidade contribui com a transformação da relação entre universidade e sociedade. As LAs, entretanto, não podem ser simples sociedades científicas para especialização precoce dos estudantes. Para evitar este risco, as LAs precisam ser avaliadas para que se garanta articulação entre atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando à melhoria do Sistema Único de Saúde brasileiro. Neste artigo, apresentamos as LAs da FMB/UNESP como exemplos de extensão universitária em que o conhecimento científico é utilizado a serviço da sociedade, ponderando-se, por outro lado, a importância de que não reforcem vicíos acadêmicos, mas aperfeiçoem a relação entre Universidade e comunidade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação
Superior. Resolução CNE/CES n.º 4, de 7 de novembro de 2001. Institui diretrizes
curriculares nacionais do curso de graduação em medicina. Diário Oficial da União,
Brasília, DF, 9 nov. 2001. Seção 1, p. 38.
HAMAMOTO FILHO, P. T. et al. Ligas Acadêmicas de Medicina: extensão das ciências médicas à
sociedade. Rev. Ciênc. Ext. v.7, n.1, p.132, 2011.
BURJATO JÚNIOR, D. História da liga de combate à sífilis e a evolução da sífilis na
cidade de São Paulo (1920-1995). 1999. Dissertação (Mestrado em Dermatologia) –
Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
FEIRA da saúde no Zumbi dos Palmares. INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E
REFORMA AGRÁRIA. Brasília, DF, 11 out. 2007. Disponível em:
atid=1:ultimas&Itemid=278>. Acesso em: 16 ago. 2010.
GUIMARÃES, R. G. M.; FERREIRA, M. C.; VILLAÇA, F. M. O debate necessário: a
importância da extensão universitária para a formação médica. Cadernos da ABEM, Rio
de Janeiro, v. 4, p. 69-78, out. 2008.
HAMAMOTO FILHO, P. T.; ENAMI, H. L.; SCHELP, A. O. Liga de Neurociências de
Botucatu: promovendo articulação entre ensino, pesquisa e extensão. In: CONGRESSO
BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 46., 2008, Salvador. Anais... Rio de Janeiro:
Revista Brasileira de Educação Médica, 2008. v. 32, n.3, supl 2, p. 911.
HAMAMOTO FILHO, P. T. et al. Fluxograma para fundação e abertura de liga acadêmica
na Faculdade de Medicina de Botucatu. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO
MÉDICA, 45., 2007, Uberlândia. Anais... Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação
Médica, 2007. v. 31, n. 2, supl. 1, p. 618-619.
HAMAMOTO FILHO, P. T. et al. O Programa de Avaliação das Ligas Acadêmicas da
Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE
EDUCAÇÃO MÉDICA, 47., 2009, Curitiba. Anais... Rio de Janeiro: Revista Brasileira de
Educação Médica, 2009. v. 33, n. 4, supl. 4, p. 627-628.
HAMAMOTO FILHO, P. T. et al. Normatização da Abertura de Ligas Acadêmicas: a
experiência da Faculdade de Medicina de Botucatu. Revista Brasileira de Educação
Médica, Rio de Janeiro, v. 34, n. 1, p. 160-167, 2010.
HAMAMOTO FILHO, P. T. et al. Ligas Acadêmicas: Sociedades Científicas ou Atividades
de Extensão Universitária? In: CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 7.,
, São Paulo. Anais... São Paulo: Revista de Medicina, 2010. v. 89, p. 35.
KARA-JOSÉ, A. C. et al. Ensino Extracurricular em Oftalmologia – Grupos de
Estudo/Ligas de Alunos de Graduação. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de
Janeiro, v. 31, n. 2, p. 166-172, 2007.
NOGUEIRA-MARTINS, M. C. F.; NOGUEIRA-MARTINS, L. A.; TURATO, E. R. Medical
students’ perception of their learning about the doctor-patient relationship: a qualitative
study. Medical Education, Edimburgo, v. 40, n. 4, p. 322-328, 2006.
HAMAMOTO FILHO, P. T. et al. Ligas Acadêmicas de Medicina: extensão das ciências médicas à
sociedade. Rev. Ciênc. Ext. v.7, n.1, p.133, 2011.
OLIVEIRA, C. C.; SAMPAIO, M. G. E.; GODOY, I. Liga de Pneumologia de Botucatu
(LPB) no combate ao tabagismo: prevenção e formação. In: CONGRESSO PAULISTA DE
PNEUMOLOGIA, 13., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: Sociedade Paulista de
Pneumologia e Tisiologia, 2009. v. 22, n. 8, p. 41.
PERES, C. M. Atividades extracurriculares: percepções e vivências durante a formação
médica. 2006. Tese (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2006. Ou Doutorado?
REALIZADO em Itatinga a Primeira Feira de Saúde. PREFEITURA MUNICIPAL DE
ITATINGA. Itatinga, 11 nov. 2009. Disponível em:
Acesso em: 16
ago. 2010.
REGO, S. Currículo paralelo em Medicina, experiência clínica e PBL: uma luz no fim do
túnel? Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 2, n. 3, p. 35-48, 1998.
TAQUETE, S. R. et al. Currículo paralelo: uma realidade na formação dos estudantes de
Medicina da UERJ. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3,
p. 171-176, 2003.
TAVARES, A. P. et al. O “Currículo Paralelo” dos estudantes de Medicina da Universidade
Federal de Minas Gerais. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 31,
n. 3, p. 254-265, 2007.
TAVARES, D. M. S. et al. Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação
da saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Revista Latino-Americana de
Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 15, n. 6, p. 1080-1085, 2007.
TORRES, A. R. et al. Ligas Acadêmicas e formação médica: contribuições e desafios.
Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 12, n. 27, p. 713-720, 2008.
VIEIRA, E. M. et al. O que eles fazem depois da aula? As atividades extracurriculares dos
alunos de ciências médicas da FMRP-USP. Medicina Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, v.
, p. 84-90, 2004.
ZABA, M. et al. Ambulatório didático realizado pela Liga de Geriatria e Gerontologia de
Botucatu. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 45., 2007,
Uberlândia. Anais... Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação Médica, 2007. v. 31,
n. 2, supl. 2, p. 585.
Revista Ciência em Extensão by Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura - UNESP - Brasil is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Based on a work at ojs.unesp.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/about/editorialPolicies#custom0.